Olaria Artantiga


    A olaria Artantiga foi fundada no ano 1990, por Luís Lourosa. Dois anos depois, em 1992, José Lourosa juntou-se à olaria. Estes já têm descendência de oleiros, isto à várias gerações
    Inicialmente tiveram que aprender o ofício de olaria, mas, para isto, tiveram que adquirir todo o equipamento necessário para a produção das peças, pelo que, neste momento, a olaria Artantiga possui umas instalações modernas e com tudo o que é necessário para a produção das mesmas.


    

Actualmente, apesar de ser uma empresa familiar é, também, uma empresa dinâmica, com o objectivo de ajustar-se às necessidades que vão surgindo. Tem como outro objectivo reproduzir peças tradicionais, bem como criar novas peças, peças essas que são mais contemporâneas e que se encaixam num estilo de vida moderna. Estas peças contemporâneas vêm de ideias próprias, podendo ser feitas também a gosto do cliente.
    A venda de produtos é essencialmente para mercado nacional, apesar de se notar nos últimos anos que, a exportação destes produtos tem vindo a aumentar.
     A Artantiga recebe, ao longo do ano, turistas em grupo como, também, turistas individuais e isto porque a olaria é um grande ponto turístico na zona de Molelos.
     A todos os interessados em olaria, os proprietários têm todo o gosto em mostrar as instalações, explicar como é feita a olaria e esclarecer qualquer dúvida.